Enviado da ONU analisa na Síria distribuição de ajuda humanitária
O enviado especial da ONU para Síria, Staffan de Mistura, analisou com o chefe da Meia Lua Vermelha Síria, Abdelrahman ao Attar, melhorar os mecanismos de distribuição de ajuda humanitária no país.
Publicado 14/09/2014 16:46

Em declarações à agência oficial de notícias Sã, Attar precisou que a reunião esteve centrada no papel dessa ONG síria e em como obter mais produtos de primeira necessidade para mitigar os efeitos do conflito, que em três anos causou mais de 190 mil mortos.
Revelou que durante as conversas, solicitou a Mistura que contribuísse a facilitar a entrega de ajuda humanitária em zonas inseguras pela presença de grupos armados extremistas.
Em sua primeira visita a Síria, o enviado da ONU chegou na terça-feira (9), acompanhado de seu adjunto, o diplomata egípcio Ramzy Ezzedine Ramzy.
Durante sua estância nesta capital conversou com o presidente Bashar ao Assad e com o chanceler Walid Ao Moalem, entre outras personalidades.
“É meu desejo e vontade, em nome da ONU, fazer o possível para acabar com o sofrimento da Síria mediante o combate ao terrorismo e a reconciliação nacional”, assinalou o ex-vice-ministro de Relações Exteriores italiano.
Também defendeu uma saída pacífica ao conflito e o direito do povo sírio à autodeterminação. Mistura substituiu o argelino Lakhdar Brahimi, que renunciou em maio.
As autoridades sírias acolheram com beneplácito a nomeação do novo enviado e pediram-lhe que adote um enfoque baseado em " objetividade, honestidade e legalidade internacional".
Assim mesmo, solicitaram que seu trabalho respeite a soberania nacional e evite intervir nos assuntos internos sírios.
Fonte: Prensa Latina