Escoceses começam a votação sobre a separação do Reino Unido

Começou, nesta quinta-feira (18), o referendo sobre a independência da Escócia. Os 5579 postos de votação foram abertos às 7h, horário local, aos cidadãos com idade superior a 16 anos. Os escoceses residentes no exterior não têm direito de votar.

Escócia independente

Segundo estatísticas do governo escocês, cerca de 4,41 milhões de pessoas são qualificadas para a votação. No total, 4,28 milhões se registraram para o referendo. Cerca de 790 mil pessoas solicitaram a realização da votação por correio.

O referendo deve durar até às 22h desta quinta-feira. A comissão eleitoral iniciará a contagem dos votos logo após o fechamento das urnas e o resultado será divulgado na manhã desta sexta-feira (19).

Até o momento é muito difícil fazer qualquer prognóstico sobre o resultado. As pesquisas de intenção de voto apontam para um empate técnico entre aqueles que pretendem uma Escócia livre e as pessoas desejantes que o país siga vinculado ao Reino Unido. O que deixa a disputa ainda mais incerta são os cerca de 6% de indecisos.

O referendo pode ter consequências no resto do mundo. Locais como a Catalunha (que pleiteia independência em relação a Espanha) e a Crimeia (que espera que o referendo no qual ficou decidida a separação em relação a Ucrânia e a união com a Rússia seja reconhecido internacionalmente) acompanham de perto o resultado, na esperança que este seja um marco mobilizador para suas aspirações.

Tayguara Ribeiro, da redação do Vermelho,
com informações da Rádio China Internacional