Política alimentar da Bolívia é reconhecida pela FAO

As políticas do governo boliviano para impulsionar e apoiar a pequena produção de alimentos no país e no mundo, foram reconhecidas pelos representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, por sua sigla em inglês).

Alimentos típicos bolivianos - EFE

“A Bolívia é um país que tem demonstrado que conta com políticas muito sólidas em apoio à pequena agricultura, que facilita o acesso aos alimentos saudáveis para a população, o que é muito louvável e interessante para ver seus resultados”, afirmou a FAO em um comunicado oficial no marco do 5º Fórum Internacional denominado “Adoção de tecnologias na agricultura familiar sobre a soberania alimentar”.

Segundo a FAO, atualmente 805 milhões de pessoas passam fome no mundo. O organismo oficial destaca as ações da Bolívia e do Brasil “por suas políticas governamentais de redução [da fome]”.

Os programas para o estímulo à pequena produção de alimentos e acesso a créditos, o abastecimento, investigação alimentar e benefícios sociais, além do programa de café da manhã escolar que incorpora alimentos da produção familiar, são algumas das iniciativas do Brasil e a Bolívia destacadas pela FAO.

No entanto, a organização também recomendou que as leis sobre segurança alimentar sejam aperfeiçoadas, intercambiando normas e programas com outros países para melhorar e incrementar a pequena produção.

Por sua vez, o presidente da Associação de Provedores de Insumos Agropecuários (Apia), Marcelo Traverso, manifestou que as leis do Governo da Bolívia e outros, são a base fundamental para apoiar a agricultura familiar, ele pediu ainda aos governos da América Latina que invistam mais na educação e investigação deste setor.

Fonte: Telesur