Evo Morales é o candidato favorito nas eleições bolivianas

O presidente da Bolívia, Evo Morales, se consolidou como o favorito da população para triunfar nas eleições presidenciais no próximo 12 de outubro. Atualmente o candidato já conta com 54% das intenções de voto.

Evo Morales em campanha - Telesur

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo canal local TV Unitel, Moralales tem 40 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, o candidato do Partido Unidade Democrática, Samuel Doria. Em terceiro lugar está o representante do Partido Democrata Cristão, Jorge Quiroga, com 7% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada com 2.410 pessoas de 101 comunidades urbanas e rurais de todo o território boliviano.

Mais de seis milhões de bolivianos deverão ir às urnas para eleger o presidente, o vice, 36 senadores e 130 deputados. Especialistas políticos do país destacam que Evo Morales foi o primeiro político indígena, representante do Movimento ao Socialismo (MAS) a obter grande respaldo eleitoral graças a conquistas socioeconômicas.

O êxito da nacionalização de setores e empresas estratégicas, como os hidrocarbonetos, a mineração e as telecomunicações; a distribuição de renda em programas sociais e educativos, assim como a viabilização e empoderamento de comunidades indígenas, campesinas, e de cultivadores de coca, impulsionaram a gestão de Morales que segue fortalecida.

Tais políticas permitiram que em 2011 a nação andina deixasse de ser a mais pobre da América do Sul e se convertesse em um país em desenvolviemnto com o maior crescimento econômico e estabilidade social da região.

Unasul enviará 40 observadores

A Unasul informou que vai enviar 40 observadores para supervisionar o desenvolvimento do processo eleitoral do próximo 12 de outubro. Segundo o presidente pró-tempore do organismo, Ike Desmond, foi firmado um acordo em La Paz com o Tribunal Supremo Eleitoral onde foi estabelecido que os observadores sempre terão em conta o respeito às normas.

Fonte: Telesur