ONU pede por mundo sem armas em Dia Internacional da Paz

O secretário geral da Organização de Nações Unidas, Ban Ki-moon; e o presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, pediram nesta sexta-feira (19) por um mundo sem armas durante a celebração, no próximo domingo, do Dia Internacional da Paz.

Ban Ki-moon - AFP

Os diretores da ONU pediram que as armas sejam abandonadas, porque não pode existir desenvolvimento sem paz.

Em uma cerimônia na sede do organismo multilateral Ban e Kutesa tocaram o sino da paz após um minuto de silêncio em memória das vidas perdidas em guerras e conflitos.

O Secretário Geral ressaltou em sua mensagem que tocar esse sino é uma tradição anual com a qual se pede o fim dos conflitos, que não a violência não seja utilizada e que as armas sejam baixadas.

Recordou que neste ano será cumprido o trigésimo aniversário da adoção pela Assembleia Geral da Declaração do Direito dos Povos à Paz, que reafirma que o bem-estar e o progresso dependem de uma vida sem guerras.

Ban sublinhou que os conflitos freiam o desenvolvimento e deixam um legado de morte e destruição, de retrocessos e de gerações perdidas. "Reafirmamos que a paz é fundamental para um progresso sustentável e para os direitos humanos", afirmou.

Por sua vez Kutesa, pediu pelo fortalecimento dos esforços para resolver de forma pacífica os confrontos e pela construção de uma paz duradoura.

"Esta organização foi fundada para livrar o mundo do flagelo da guerra", disse Kutesa ao enfatizar que "é nosso dever e nossa responsabilidade coletiva promover a tolerância, o diálogo e resolver de forma pacífica as disputas".

O Dia Internacional da Paz é comemorado todos os anos no dia 21 de setembro.

Fonte: Prensa Latina