Angola reduz número de pessoas desnutridas

Angola reduziu o número de pessoas desnutridas de 6,8 milhões em 1992 para 3,9 milhões na atualidade, segundo um relatório apresentado em Roma pela Organização para a Agricultura e a Alimentação das Nações Unidas (FAO) e divulgado nesta quinta-feira (18).

Fome

O documento sobre o estado da insegurança alimentar no mundo da FAO revela que este país africano reduziu à metade, em 25 anos, a sua população desnutrida.

De acordo com a fonte, o atual número de 3,9 milhões de angolanos desnutridos representa 18% de toda a população.

Até 1992, a taxa de pessoas desnutridas nesta nação, segundo o texto da FAO, era de 63,3% do total da população e a nova percentagem coloca Angola no ranking de países que atingiram progressos face aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traçados para 2015.

O Ministério da Saúde de Angola, por meio de seu Programa Nacional de Alimentação, coordena as atividades nacionais para reduzir as taxas de desnutrição.

Pese estas ações, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que as secas açoitam países como Angola e Namíbia, e portanto aumenta cada vez mais a ameaça de fome, a desnutrição, doenças e a perda dos meios de vida das famílias.

A Unicef estima que muitas pessoas no sul angolano sofrem ainda insegurança alimentar, pois a escassez de provisões e água aumenta a probabilidade de contrair doenças e de sofrer desnutrição.

Fonte: Prensa Latina