Ashraf Ghani é empossado como presidente do Afeganistão

Ashraf Ghani prestou nesta segunda-feira (29) juramento como presidente do Afeganistão, durante cerimônia de posse na capital Cabul, que ocorre a poucos meses da retirada das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Karzai - AP / Rahmat Gul

O economista, de 65 anos, sucede a Hamid Karzai. “Hoje, depois de 13 anos à frente do governo, tenho orgulho de transferir o poder para um novo presidente”, disse Hamid Karzai, durante a solenidade no Palácio Presidencial.

“Eu prometo, diante de Deus, que vou obedecer e apoiar a santa religião do Islã. Eu vou respeitar a Constituição e as leis e aplicá-las”, declarou Ashraf Ghani ao prestar juramento, acrescentando: “Eu vou defender a independência e a soberania do Afeganistão, proteger os direitos e interesses do país e do povo”.

Essa transição coloca oficialmente um ponto final a três meses de crise política sobre os resultados da eleição que enfraqueceu o país. Ashraf Ghani e o seu rival Abdullah Abdullah reivindicaram a vitória no segundo turno das eleições presidenciais de 14 de junho, marcadas por denúncias de fraudes.

Entretanto, os dois adversários aceitaram, na semana passada, formar um governo de união nacional.

Fonte: Agência Brasil