Rafael Correa alerta sobre ações desestabilizadoras da direita

O presidente do Equador, Rafael Correa, alertou neste domingo (29), os cidadãos de seu país sobre a existência de forças contrárias à Revolução Cidadã que se mantém em constante conspiração, inclusive dentro do poder público.

Rafael Correa - El Telégrafo

“Que ninguém se engane e que tampouco nos enganem, isto é parte de um livreto bem conhecido”, disse o presidente. Ele assegurou que os grupos de direita se concentram em estratégias subversivas, como o denominado “golpe brando”.

“Tratam de armar frentes nos governos locais, isso é o que buscam as forças opostas à revolução. Tememos permanentes tentativas de conspiração, inclusive [a oposição] tem chegado aos quartéis com panfletos cheios de mentiras. Há grupos que se pudessem nos atirar, nos matariam”, expressou Correa durante uma entrevista à TV pública do Equador.

O presidente também denunciou que as estratégias dos setores radicais da direita local contam com a cumplicidade de meios de comunicação. “A direita já superou o ‘atordoamento’ que os governos progressistas causaram e está se reorganizando com apoio nacional e internacional”.

Em relação com os planos da “reestruturação conservadora”, expressou que não terão o mesmo efeito que na tentativa de golpe de 2010. “A imensa maioria dos policiais e dos militares nos querem muito. Sem dúvida, na área passiva há alguns que creem que o país deve estar sob as ordens das Forças Armadas e não ao contrário, como deve ser. Alguns generais afastados das mudanças que temos feito estão incomodados e seguem tentando semear a inquietação”.

Fonte: Telesur