Estados Unidos confirmam primeiro caso de ebola no país

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (30) que o primeiro caso de ebola foi diagnosticado no país.

Ebola Libéria

O paciente, que seria um homem texano, foi infectado após uma viagem à Libéria e começou a apresentar os sintomas quatro dias após desembarcar nos Estados Unidos. Por ter apresentado os sintomas já em território norte-americano, esse é considerado o primeiro caso de ebola do país.

O CDC disse não ter como confirmar, até o momento, se outras pessoas presentes no voo podem ter contraído a doeça.

Após aparecerem os sintomas, o paciente foi internado em um hospital no Texas e submetido a um rigoroso isolamento, como informou um porta-voz do organismo norte-americano à agência AFP.

O diretor de saúde do condado de Dallas, Zachary Thompson, disse que novamente terá que ser feito um acompanhamento para verificar quais contatos, onde este indivíduo esteve desde que chegou a Dallas. “Há uma série de coisas que temos que olhar”, afirmou Thompson.

Trata-se do primeiro paciente diagnosticado com ebola nos Estados Unidos. Em meados de agosto, profissionais de saúde norte-americanos foram repatriados após serem infectados nos países em que trabalhavam na África Ocidental.

O ebola matou quase 3.000 pessoas na África Ocidental, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Os números indicam que mais 6,5 mil pessoas podem estar infectadas nos três países mais afetados pela epidemia: Libéria, Guiné e Serra Leoa.

Fonte: Opera Mundi