Bolívia na reta final da campanha eleitoral: Evo ganharia no 1º turno

A Bolívia se prepara para o encerramento da campanha política dos cinco partidos que disputam a presidência nas eleições gerais do dia 12 de outubro. Evo Morales segue como candidato favorito a reeleição e pode vencer no primeiro turno.

Evo Morales em campanha - Telesur

De acordo com a legislação boliviana, para vencer no primeiro turno, o candidato à presidência precisa ter mais de 50% dos votos válidos ou um mínimo de 40% e 10 pontos percentuais de diferença sobre o segundo colocado.

A mais recente enquete de opinião divulgada pela revista Poder y Placer revela que Evo Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), tem 52,5% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Samuel Doria Medina, da Unidade Democrata (UD), tem 16,7%.

Leia também:
Evo Morales ressalta independência econômica da Bolívia
Processo de mudança dignificou a Bolívia, diz Evo Morales

Já de acordo com a medição do instituto de pesquisa Ipsos, o atual presidente aumentou ainda mais sua vantagem e garantirá a reeleição com 59% dos votos válidos.

Os candidatos do partido governista e dos opositores – que incluem ainda o Partido Democrata Cristão (PDC), o Movimento sem Medo (MSM) e o Partido Verde da Bolívia (PVB) – têm até a próxima quarta-feira (8).

As tentativas dos candidatos presidenciais de reduzir o apoio a Evo Morales nesta última semana aparentemente não serão suficientes para evitar um novo mandato do presidente.

Segundo informações publicadas pela rede Telesur, o MAS irá finalizar suas atividades eleitorais na cidade de El Alto, em La Paz, com um ato que contará com a presença de Evo Morales e do vice-presidente Álvaro García Linera.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Telesur e de agências de notícias