China elogia aproximação entre Coreia Popular e Coreia do Sul

A China saudou os movimentos recentes de aproximação entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a Coreia do Sul.

Hong Lei, porta-voz da chancelaria chinesa

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hong Lei, disse à imprensa em Pequim que o seu governo saúda o fato de a RPDC ter enviado uma "delegação de alto nível para a cerimônia de encerramento dos Jogos Asiáticos em Incheon, na Coreia do Sul, aproveitando para o desenvolvimento das relações entre o Norte e o Sul”.

O diplomata reiterou que seu país sempre favorece os movimentos norte e sul da península coreana com o objetivo de melhorar os laços e promover a reconciliação e a cooperação através do diálogo.

Hong expressou ainda a sua esperança de que as duas partes promovam ainda mais a construção e consigam estabelecer uma relação de confiança mútua.

A delegação norte-coreana de Incheon foi encabeçada por três líderes, incluindo o assessor de segurança presidencial, Kim Kwan-jin, e o ministro da Unificação Ryoo Kihl-jae.

Fontes da imprensa na China salientaram que esta foi a maior reunião de alto nível entre os dois lados desde que Park Geun-hye se tornou presidente da Coreia do Sul, em fevereiro de 2013, e que os dois lados concordaram em uma segunda rodada de conversações no final de outubro ou início de novembro deste ano ainda.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina