Procon Fortaleza apresenta balanço do Mutirão do Superendividamento

Na segunda etapa do Mutirão de Combate ao Superendividamento, o Procon Fortaleza contabilizou a realização de 97 audiências de conciliação. Desse total, 61 obtiveram acordos e remarcações entre consumidor e empresas, o que corresponde a 63%. A principal queixa é sobre a cobrança abusiva de juros e multas por parte das operadoras de crédito e bancos comerciais.

O Mutirão de Combate ao Superendividamento é uma das iniciativas do Procon para acelerar audiências de conciliação, auxiliando nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplente, possibilitando a liquidação do débito com juros menores e melhores condições de pagamento. Independentemente das datas de realização do Mutirão, o consumidor pode procurar a sede do Procon, no Centro, para análise da sua dívida junto à empresa.

A coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, orienta aos consumidores que procurem, inicialmente, as empresas para renegociação de dívidas. "Caso não obtenha êxito com a proposta da empresa e sua condição financeira, o consumidor deve acionar o Procon para averiguar a cobrança abusiva de juros e multas, bem como outros encargos", complementou.

O próximo Mutirão será realizado na próxima sexta-feira (17/10); e ainda nos dias 7 e 14 de novembro. Pelo menos 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1 e 5 de setembro, para agendamento de audiências.

Devido à mobilização de profissionais para o Mutirão do Superendividamento, o Procon Móvel estará na Praça do Ferreira durante todo o dia 17 de outubro, atendendo a demanda diária de consumidores que procuram a sede do Procon. Na unidade, é possível realizar abertura de reclamação, e ainda receber atendimento jurídico e material educativo. Os consumidores que desejarem atendimento no Procon Móvel, deverão retirar senhas entre 8h e 13 horas.

Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar em mãos com cópia de documentos da compra do produto ou serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos e contratos, bem como a documentação pessoal do reclamante (RG, CPF e comprovante de residência da capital).

Serviço

Data: 17 de outubro (sexta-feira)
Local 1: Praça do Ferreira (atendimento ao consumidor);
Local 2: Sede do Procon, Rua Major Facundo, 869, Centro (atendimento às audiências agendadas para o Mutirão do Superendividamento).
Central de Atendimento ao Consumidor: 151 – no horário comercial

Fonte: Prefeitura de Fortaleza