ACM Neto chora derrota nas urnas: PT “quer ser dono” do Nordeste

A vantagem eleitoral da presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, no primeiro turno, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, tem incomodado os neoliberais. Um dos primeiros a se manifestar foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que em entrevista afirmou se tratava de votos de pessoas “mal informadas”. Agora é a vez do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) dizer que as forças progressistas querem “tomar para si a condição de proprietário” do Nordeste.

ACM Neto

Aliado do presidenciável Aécio Neves (PSDB), ACM – que é neto do senador e governador baiano Antonio Carlos Magalhães, falecido em 2007 -, revela que para a família Magalhães o Nordeste é um “patrimônio”, uma espécie de espólio deixado pelo pai e, portanto, deve ser devidamente apropriado. ACM Neto, FHC e outros esquecem que o povo do Norte e Nordeste já não vota sob o cabresto dos ricos donos de fazenda. Isso é passado.

Mas na entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, desta segunda-feira (20), ACM Neto diz que Aécio vai mudar essa realidade porque “vai ter um olhar muito especial para o Nordeste”. Apesar de a presidenta Dilma ter recebido o dobro de votos do candidato tucano no primeiro turno na região Nordeste, ACM disse que é a candidata que está incomodada.

Ele declarou que Aécio é “o único capaz de unificar o Brasil”, pois foi o candidato que desenhou um plano específico para o Nordeste. Segundo ACM, “isso incomoda o PT porque eles querem chamar para si a condição de donos, de proprietários de uma região” e, “isso, não vamos aceitar”, completa.

Sobre a debandada temporária do DEM à campanha de Marina Silva (PSB-Rede) no primeiro turno, diante de pesquisas que davam conta de que ela iria para o segundo turno com Dilma, ACM Neto relativizou dizendo que, apesar de ter sido um dos que debandaram, em “nenhum momento ele deixou de ter confiança na ida de Aécio para o segundo turno”. Mas depois confessou que tudo vale, pois o “mais importante era tirar o PT do poder”.

Derrota na Bahia

Sobre o resultado das eleições, ACM disse que o DEM tinha uma meta de eleger 30 deputados e um governador. “Elegeu 22 deputados e nenhum governador”, afirmou. Diante disso, ele não descartou a possibilidade de uma fusão do partido com o PSDB. “Não quero nem descartar nem carimbar nenhuma hipótese. Vamos esperar passar a eleição e refletir as alternativas para o partido ganhar força e crescer”.

Ainda sobre os resultados das urnas, mas agora especificamente na Bahia, ACM disse que não esperava a derrota. “A gente construiu uma aliança que nos deu expectativa de vitória até momentos antes das eleições, mas que não se confirmou. Agora, é respeitar a vontade do povo”, disse ele.

O choro de ACM Neto se deve ao fato de que o candidato apoiado por Jacques Wagner (atual governador da Bahia), Rui Costa (PT) venceu as eleições em primeiro turno com 54% dos votos, enquanto o seu candidato, Paulo Souto, ficou com 37%.

Com informações de agências