Jakson Dias: Não somos desinformados!

Neste domingo (19) em Altamira, no Pará, foi organizado o “Encontro dos Desinformados” o evento é em alusão ao que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou após o resultado do primeiro turno, onde a presidenta Dilma teve maioria dos votos.

Por Jakson Dias, no portal da UJS

Churrascão da Gente Desinformada no Pará - Jackson Dias

O encontro aconteceu na orla da cidade e faz parte da série de atividades dos “desinformados” por todo o Brasil, inspirados no “Churrasco dos desinformados” que aconteceu em São Paulo.
Ao mesmo tempo do evento em Altamira a UJS em Palmas também ajudou a organizar um ato semelhante. O objetivo da programação foi denunciar a petulância dos representantes do PSDB em desprezar a vontade da juventude e dos trabalhadores que tem o discernimento dos avanços que o Brasil teve com os governos Lula e Dilma, e que mostrou esse contentamento nas urnas.

O desdém de FHC é tão grande que ele chama de desinformado o povo que conseguiu mais oportunidades para ingressar no ensino superior, onde nos últimos 12 anos foram criadas mais vagas em do que nos 502 anos anteriores. A educação integral foi implantada em centenas de escolas por todo o Brasil com o “Mais Educação”, com a aprovação dos 10% do PIB para a Educação. A partir dos recursos do Pré-sal a Educação vai dar um passo de qualidade, inclusive com a valorização dos profissionais de ensino.

Com o programa “Mais Saúde” serão abertos mais cursos de Medicina em todo o Brasil, não será diferente em Altamira, onde funcionará no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), que foi reformada e ampliada com o Reune, inclusive com a abertura de mais cursos para a região como o Etno-desenvolvimento e Educação do Campo.

Na região do Xingu é fácil comparar o modelo de Educação do projeto representado por Dilma e pelo PSDB, enquanto que a UFPA e Instituto Federal do Pará recebem grandes investimentos, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) bem como as escolas de ensino médio (governo estadual é do PSDB) estão caminhando para o descenso, o governador do estado chegou a cortar R$50 milhões da Universidade em 2013, e no final do mês de setembro o Reitor da Universidade visitaria o município, mas não pode por “corte de gastos”.

Portanto, em todo o Brasil os mais de 200 mil filiados da União da Juventude Socialista não são desinformados, muito pelo contrário, combatemos o desserviço realizado pela Rede Globo e o restante da grande mídia, que sempre tiveram lado, e nunca foi o dos trabalhadores, e sim do lado das elites, dos representantes do capital.

Além disso, o ex-presidente Lula já sinalizou que é importante a democratização dos meios de comunicação, para que a informação seja preservada em detrimento da posição política dos barões da mídia.

E nesse sentido toda a militância tem mais uma semana para colocar o bloco na rua, seja na capital paulista ou no interior do Pará, para darmos o recado “Amar e ‘Mudar Mais’ as coisas nos interessa mais!”

Sigamos sem medo de ser Socialistas!

*É presidente da UJS Altamira