Dirigentes convocam militância para defender projeto de mudanças

Mais de mil pessoas lotaram o Clube das Pás, no Recife, na noite desta quarta-feira (15) durante a Plenária PCdoB com Dilma por amor a Pernambuco. Além da tradicional animação e garra da militância comunista, o tom da festa foi dado pelos discursos breves, mas vibrantes dos dirigentes do partido em Pernambuco. O Maracatu Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho, ampliou o colorido do encontro.

No palco, se revezaram o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, que lembrou a importância de reeleger Dilma ao destacar que o que está em jogo são dois projetos distintos de Brasil. "O desafio é grande, o desafio de agora é continuar esse projeto, é continuar a avançar além do que já foi construído, para transformar a nação brasileira em um país mais soberano e democrático", afirmou.

Em seguida, foi a vez de Marcelino Granja, da direção estadual e nacional do partido, reafirmar que a luta por Pernambuco e pelo Brasil continua. "Vamos à luta, a luta não para, a luta continua", chamou.


Militância agitou a plenária. Foto: Luciano Siqueira

"Enquanto os inimigos do povo fazem uma campanha de ódio contra os nordestinos, de ódio contra os trabalhadores, de ódio contra o progresso social, nós dizemos que amamos a Refinaria Abreu e Lima; enquanto eles fazem uma campanha de ódio contra tudo o que nós conquistamos, nós dizemos que amamos a indústria automobilística instalada em Goiana, nós amamos a Hemobrás, a Transnordestina, a transposição do Rio São Francisco, os estaleiros de Suape. Por isso, é Dilma no dia 26!", completou. Outro orador da plenária o vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero, assegurou: "Nós vamos ganhar essa eleição!".

Defesa de um projeto

Em meio aos "gritos de guerra" da militância comunista, Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, saudou o senador Humberto Costa, que coordena a campanha da presidenta Dilma em Pernambuco, e deixou claro: "Nós estamos nas ruas para lutar pelos interesses supremos do povo e da nação brasileiros. E nós temos um alvo, sim, que é este almofadinha de Minas Gerais, apresentado de última hora como amigo dos nordestinos, como amigo dos pernambucanos, quando aqui ele poucas vezes colocou os pés. Aécio Neves nunca pronunciou uma palavra sequer que possa ser compreendida com compromisso com o povo pernambucano e com o povo nordestino. Não estamos aqui para atacar ninguém, mas para defender um projeto de mudanças", ressaltou Luciano.

Ao usar a palavra o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, adiantou o resultado da pesquisa Datafolha que apontou empate técnico entre a presidenta Dilma e Aécio Neves e a estabilização da intenção de voto no tucano. "Isso significa o prestígio da presidenta Dilma, bem como que uma parte da população diante de tantos ataques da mídia está politicamente um pouco confusa. E aí entra o nosso papel, entra o papel do militante político, para mostrar ao nosso povo que ainda não se decidiu que o nosso lado é o lado de Dilma, é o lado do povo. A nossa campanha precisa de uma coisa só, que a gente compreenda que o resultado dessa eleição vai determinar o que vai acontecer no Brasil daqui a 12, 15 ou 20 anos. É muito importante para o futuro do país e, por isso, vamos para as ruas, vamos à luta e vamos ganhar".

Última oradora da plenária, a deputada Luciana Santos (foto) saudou a militância "aguerrida e incansável" e lembrou que "nós estamos a um passo importante de um grande divisor de águas deste Brasil, um marco histórico". Parafraseando o jurista Barbosa Lima Sobrinho, ela ressaltou que no Brasil só tem espaço para dois projetos políticos.

"Ou nós marchamos para avançar ainda mais, para defender os interesses do povo brasileiro ou nós vamos retroceder e nós não vamos retroceder porque nós temos a justeza de nossas ideias, o projeto político que foi garantido pela força do povo brasileiro e é esse o dever de casa que nós vamos fazer em Pernambuco porque nós reconhecemos o legado construído por Lula e Dilma em Pernambuco, que garantiu a matriz da nossa base econômica", disse, elencando os projetos instalados no estado", disse Luciana.

"É, por isso, que nós vamos estar nas ruas. Só faltam dez dias e nesses dez dias vamos fazer o que nós fizemos no primeiro turno, não vamos parar, é no convencimento, no debate de ideias. E é por isso que esta reunida aqui essa militância, que faz jus a tradição do povo pernambucano de não negar fogo, de comparecer, com altivez, com a certeza das ideias e é assim que nós vamos ganhar essa eleição", assegurou.

Mais presenças

Também presentes, o vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes; vice-prefeito do Paulista, Jorge Carrero; Marcelino Granja, dirigente estadual e nacional do PCdoB; Melka Pinto, presidenta da UEP Cândido Pinto; Amanda Melo, presidenta da UJS Pernambuco; representantes da CTB-PE; Jackson Bezerra, coordenador geral do Sinpro-PE; vereador Marcelo Soares, presidente da Câmara Municipal de Olinda; vereadores Marcelo Santa Cruz e Biai, de Olinda; Moisés Xavier, presidente do Comitê Municipal do PCdoB do Cabo de Santo Agostinho; vereador Edmilson do Salgado, de Caruaru.

Participaram ainda do grande ato político, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Bertotti; Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; George Braga, secretário de Esportes do Recife; Luciano Moura, presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Olinda; Antonieta Trindade, presidenta do Comitê Municipal do PCdoB do Recife; Márcia Souto, secretária de Educação de Olinda; Miguel, presidente do Comitê Olinda do PT, além de outras lideranças partidárias e dos movimentos sociais e representantes de cerca de 50 municípios do estado.

Audicéa Rodrigues
Do Recife