Exposição na Biblioteca Nacional destaca ilustradores brasileiros

Um panorama da ilustração brasileira por alguns de seus mais destacados artistas pode ser visto até dezembro na exposição Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias, aberta no início da noite desta sexta-feira (24), no Espaço Cultural Eliseu Visconti da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Exposição Incontáveis histórias - Fernando Frazão/Agência Brasil

Ao lado das obras do rico acervo da própria biblioteca, como os livros de Debret e Rugendas, que influenciaram a arte da ilustração no Brasil, integram a mostra o trabalho de 55 ilustradores contemporâneos de livros para crianças e jovens.

A exposição tem curadoria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O trabalho de seleção contou com o olhar especializado dos professores Graça Lima, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Alexandre Guedes, do curso de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As ilustrações contemporâneas que fazem parte da exposição tinham sido selecionadas originalmente para a 51ª Feira do Livro para Crianças de Bolonha, na Itália, ocorrida em março deste ano. O Brasil foi o país homenageado nessa edição da feira.

Durante o evento, o artista brasileiro Roger Melo foi agraciado com o Prêmio Hans Christian Andersen, concedido pela primeira vez a um ilustrador latino-americano. Duas autoras brasileiras, Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000, já haviam recebido o prêmio, mas na categoria escritor.

Por iniciativa dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, a exposição foi apresentada também nas cidades de Moscou e São Petersburgo, na Rússia. No último mês de agosto, foi levada à 23ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Além de Roger Melo, o outro grande homenageado na mostra é Ziraldo, autor cujos livros estão presentes há décadas no imaginário de várias gerações de brasileiros. Paralelamente à exposição, a Biblioteca Nacional pretende fazer, ao longo dos próximos dois meses, mesas redondas com ilustradores, autores e especialistas em literatura infantil e juvenil brasileira.

Brasil: Incontáveis linhas, Incontáveis Histórias pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Eliseu Visconti da Biblioteca Nacional fica Rua México, s/n, no centro do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil