Tabaré Vázquez se prepara para o segundo turno no Uruguai

O governante Frente Ampla (FA), que no domingo (26) derrotou nas urnas os opositores Partido Nacional (PN) e Colorado (PC), se prepara para a sua segunda batalha, que ocorrerá em 30 de novembro.

Segundo turno Uruguai - RBS

A FA obteve quase 48% dos votos. Seu candidato presidencial, Tabaré Vázquez, no segundo turno irá enfrentar Luis Lacalle Pou, PN, que tem o apoio do PC.

Quase sem pausa, todos os partidos se reagruparam para traçar suas estratégias em busca da vitória no segundo turno.

A maioria dos analistas concorda que Vasquez e a FA são os favoritos novamente nesta segunda rodada, mas enfrentam uma ofensiva na área de informação. A presidenta da FA, Monica Xavier, disse que os militantes precisam de força para lutar contra a "desinformação, meias-verdades e mentiras", afim de levar as propostas do partido até o público.

Leia mais:
Uruguai: Corte Eleitoral confirma vitória de Vázquez no 1º turno
Mujica: vitória de Dilma é uma "boa notícia" para o Uruguai

De acordo com Raul Sendic, candidato da FA para vice-presidente, "é importante legislar sobre a regulamentação das pesquisas para que exista um sistema que garanta o que temos hoje."

Deveríamos fazer uma consulta nas leis de outros países para ver como funciona esta questão em outros locais e tirarmos como exemplo, acrescentou.

O diretor-geral do Ministério da Educação e Cultura, Pablo Alvarez, que em 2008 dirigiu um projeto de regulamentação das pesquisas eleitorais, insiste que "faz sentido regulá-las."

Fazendo uma autocrítica, o diretor da empresa Cifra, Luis Eduardo González, pediu desculpas pelos erros que cometeu nas eleições em relação aos números das pesquisas apresentados por sua consultoria e disse que isso significava "a derrota pessoal mais difícil" de sua carreira.

Adriana Raga, membro da mesma empresa de pesquisa, disse que estava muito magoada porque "depois de quase 25 anos de experiência esta foi a pior projeção eleitoral que fizemos."

Agostinho Bonino, diretor da Opção Consultoria, admitiu que todas as pesquisas subestimaram a FA e constatou que a informação dada era correta, embora "possa ter havido problemas na projeção final no caso de algumas empresas."

Com informações da Prensa Latina