Plano venezuelano de desarmamento inutiliza 10 mil armas de fogo

Ao todo, 10 mil armas de fogo foram inutilizadas na Venezuela entre janeiro e outubro deste ano, no marco de um plano do governo para desarmar a população civil, informou neste sábado (1º/11) a ministra do Interior, Carmen Meléndez.

Armas

"Até agora, temos 10 mil armas inutilizadas; hoje foram 109", declarou a ministra em um ato transmitido pela TV com a destruição de pistolas, escopetas e revólveres apreendidos em crimes ou entregues voluntariamente.

No caso da entrega voluntária, o antigo proprietário da arma recebe em troca produtos, como fogões, refrigeradores, computadores pessoais e motocicletas.

Carmen Meléndez e o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, lideraram a cerimônia de inutilização de armas em um parque de Caracas, onde também deram início à "Operação Natal 2014" contra a insegurança.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, promulgou em 15 de junho uma lei de desarmamento aprovada previamente pela unicameral Assembleia Nacional. Conforme diversas enquetes, a criminalidade constitui um dos principais problemas do país.

Segundo números oficiais, os crimes violentos na Venezuela mataram mais de 11 mil pessoas em 2013. Além do plano de desarmamento, o governo Maduro mantém desde maio de 2013 o chamado "Plano Pátria Segura", que reforça com soldados a ação policial na luta contra a violência.

Com informações da EFE