Vietnã e Laos evocam históricos laços de combate

Ao homenagear combatentes voluntários que lutaram no Laos, o Vietnã evocou nesta segunda-feira (3) o laços históricos com o país vizinho nas guerras contra o colonialismo francês e a agressão estadunidense.

Laos Vietnã

Autoridades do país realizaram uma jornada encerrada nesta segunda na qual participaram 300 veteranos das duas guerras, em comemoração ao 65º aniversário da partida do primeiro contingente militar de solidariedade com a causa pela independência do Laos.

Esse apoio manteve-se de 1945 a 1975, por causa de um acordo entre os respectivos partidos comprometidos na resistência aos invasores, estados, exércitos e povos.

Estima-se que perto de 35 mil soldados vietnamitas morreram no Laos, enquanto 60 mil retornaram à pátria na condição de inválidos de guerra, e ainda no presente se continua rastreando os restos dos combatentes perdidos para serem repatriados.

No ato principal da comemoração, o vice-ministro de defesa do Vietnã, general Nguyen Thanh Cung, disse que embora tenham passados muitos anos, a vitória dos voluntários nacionais e dos experientes militares permanece como uma meta de legítimo orgulho na história dos dois países.

Por sua vez, o seu colega laosiano, general Chansamon Channhalat, falou que a solidariedade e a especial aliança militar entre ambas as nações tem passado a prova do tempo e construído muitas recompensas em numerosas áreas.

Fonte: Prensa Latina