Laos e Vietnã aceleram projeto de alfândega única

Os governos do Laos e do Vietnã procuram acelerar os passos para estabelecer em 2015 o primeiro posto de alfândega comum em um dos pontos da fronteira terrestre compartilhada por seu intenso tráfico de mercadorias e passageiros.

O departamento de assuntos econômicos do Ministério de Relações Exteriores informou nesta terça-feira (18) que os preparativos em curso avançam segundo o cronograma para colocar em execução um modelo de inspeção ou janela única.

Os responsáveis pelo projeto afirmaram em nota que no momento é feita uma avaliação da mão de obra que será necessária e ainda como melhorar as facilidades de infraestrutura para que seja viável e eficaz.

Do outro lado, o vice primeiro ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, instruiu às autoridades da província central de Quang Tri a agilizar a criação de condições necessárias para o futuro sistema com o território laosiano vizinho Savannakhet.

No entanto, segundo a agência VNA, ainda ficam pendentes de resolver alguns problemas que podem obstaculizar o projeto como a falta de um acordo entre os dois países sobre procedimentos e certificados requeridos para quarentenas médicas.

Ambas as partes se reunirão em dezembro para levar adiante o conteúdo de um memorando assinado em 2005 e que começou a se aplicar oficialmente em 2012.

Em março do passado ano os líderes do Camboja, Laos, Myanmar e Vietnã, reunidos em Vientiane, entraram em acordo para criar uma rede de pontos únicos de inspeção fronteiriça para melhorar a conectividade e facilitar o comércio, o investimento e o transporte entre os quatro países da sub-região do Mekong.

Fonte: Prensa Latina