Comparar plebiscito a golpe é inaceitável, diz Vanessa 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considera inaceitável a afirmação de que fazer plebiscito sobre reforma política seria equivalente a um golpe de Estado. O plebiscito é um instrumento democrático e está previsto na Constituição e utilizá-lo ajudará a fortalecer a jovem democracia brasileira, destacou a senadora.

Comparar plebiscito a golpe é inaceitável, diz Vanessa - Agência Senado

Vanessa admitiu que a democracia brasileira ainda tem falhas, e uma delas é exatamente a pequena participação do povo nas decisões importantes para a vida do país.

Ela contou que Estados Unidos, Suíça, França e Itália realizam muitos plebiscitos e que o Brasil está entre os países que menos utilizam esse tipo de consulta popular. No mesmo dia em que ocorreu o segundo turno das eleições no Brasil, observou, os uruguaios participaram de um plebiscito sobre redução da maioridade penal.

Para Vanessa, as manifestações contra a presidente Dilma Rousseff e a comparação do plebiscito a um golpe fazem parte de uma tentativa de se promover um terceiro turno das eleições presidenciais. Ela advertiu que a maioria dos brasileiros reelegeu Dilma Rousseff e que isso precisa ser respeitado.

“Plebiscito, como o referendo, são instrumentos que têm que ser utilizados, sim, e principalmente num momento em que o parlamento não consegue aglutinar forças majoritárias para promover as reformas que precisa promover”, explicou a parlamentar.

E enfatizou a necessidade de “dialogar com a população diretamente”. “Tenho convicção de que o plebiscito seria muito mais apropriado, mas não tem problema se for um referendo. Eu acho que o que importa é envolver a população”, disse Vanessa.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado