Conselho de Segurança da ONU define cronograma para novembro

O Conselho de Segurança das Nações Unidas definiu, nesta terça-feira (4), sua agenda para novembro, mês em que a Austrália ocupa a presidência rotativa do órgão.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

Os conflitos na Síria, Ucrânia, Iraque, Sudão do Sul e República Centro-Africano, a violência imparável na Líbia, a epidemia de ebola que ocorre na África Ocidental e a recente crise em Burkina Fasso serão as principais questões debatidas pelos 15 membros.

Além disso, está prevista a avaliação de missões de manutenção da paz da ONU, sem descartar qualquer reunião de emergência, dada a atual situação internacional complexa.

Depois de se reunir a portas fechadas para definir a agenda mensal, o representante permanente da Austrália, Gary Quinlan, informou os países membros da ONU e a imprensa sobre o programa estabelecido.

Argentina, Chade, Chile, Jordânia, Lituânia, Luxemburgo, Nigéria, Ruanda, Coreia do Sul, EUA, China, França, Grã-Bretanha e Rússia completam o corpo, os últimos cinco membros permanentes e com poder de veto.

No mês passado, em um dos três debates abertos, sob a presidência da Argentina, a comunidade internacional reiterou suas exigências para a reforma do Conselho de Segurança para torná-lo mais democrático, transparente e representativo.

Com informações da Prensa Latina