Turquia estuda envio de tropas à República Centro-africana
O vice-primeiro ministro turco, Bülent Arinç, anunciou a apresentação, em breve, ao Parlamento de uma moção para enviar tropas à República Centro-africana, destacou a imprensa turca nesta terça-feira (4).
Publicado 04/11/2014 17:01

De acordo com o jornal Hürriyet Daily News, a proposta do Executivo compreende o envio de soldados como parte de uma força de manutenção da paz coordenada pela União Europeia (UE).
Arinç comentou na segunda-feira (3) à imprensa que o governo vê favoravelmente a participação dos militares nas missões realizadas pelo bloco na República Centro-africana.
No entanto, não especificou a data da exposição na Câmara. A moção será apresentada quando chegar o momento, enfatizou.
Em fevereiro deste ano, a comissária em fim de mandato da União Europeia para a Política Exterior, Catherine Ashton, pediu à Turquia sua contribuição militar para acabar com as disputas entre seitas naquela nação africana.
As autoridades turcas destacaram que o bloco comunitário não solicitou expressamente o envio de tropas, mas sim algum tipo de cooperação.
Poucos dias após o pedido de Ashton, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao então premiê Recep Tayyip Erdogan para que motivasse os comandos de seu país com a participação em operações de manutenção da paz na República Centro-africana.
Naquele momento, Ancara informou que estudava o envio de aviões C-130 e alguns oficiais do Exército.
Fonte: Prensa Latina