Economista venezuelano elogia garantia social do orçamento de 2015

O economista venezuelano Nelson Ford afirmou nesta segunda-feira (10) que o orçamento nacional para 2015 garante o investimento social e ajudará a melhorar aspectos como a alimentação e a saúde.

Nelson Ford

O orçamento aposta pelo desenvolvimento sustentável como parte de um processo nacional de transformações a médio prazo em áreas econômicas especiais, declarou o analista à televisão estatal.

Mas também prioriza necessidades agroalimentares e de medicamentos para enfrentar fenômenos que desestabilizam o país como o contrabando, o que causa desabastecimento e do que se beneficiam alguns empresários, opinou.

O fato de que o Estado esteja honrando seus compromissos e fazendo uma política econômica com inclusão social permite mostrar modelos estratégicos que nos isolem dessa estrutura de desabastecimento propiciada por alguns setores, agregou.

De acordo com o economista, apesar da campanha da extrema-direita contra a Venezuela, continuam baixando as taxas de importantes índices, como a pobreza extrema e o desemprego.

O orçamento do próximo ano servirá também para que o governo apoie o investimento privado de alguns setores que acompanham o aparato produtivo nacional, agregou.

Ford indicou que o papel da Federação de Câmaras e Associações de Comércio e Produção da Venezuela (Fedecámaras, na sigla em espanhol) persiste no processo de desestabilização econômica.

Esse setor não está se articulando dentro do processo de transformações do aparato produtivo, mas gerando mais caos, ao aplicar preços de bens e serviços que tomam como referência a cotação do dólar no mercado paralelo. O orçamento nacional de 742 bilhões de bolívares (US$ 117,7 bilhões), garante que cerca de 300 bilhões de bolívares (US$ 47,7 bilhões) sejam dedicados à saúde, educação, moradia e alimentação.

Fonte: Prensa Latina