Evo Morales anuncia viagem por países latino-americanos
O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou, nesta segunda-feira (10), na cidade de Potosí, que no final do mês empreenderá uma viagem por vários países da América Latina e do Caribe.
Publicado 10/11/2014 16:39

O chefe de Estado dirigiu os atos pelo aniversário de 204 anos do grito libertário em Potosí e, entre outros temas, fez referência a uma viagem por vários países da região, entre eles Argentina, Peru, Cuba, Equador e México.
Morales mencionou essas nações mas não especificou a data, ainda assim informou que será no final de novembro e início de dezembro.
Ao mesmo tempo, agradeceu aos potosinos pelo respaldo nas eleições de 12 de outubro e recordou que nesse departamento recebeu o maior apoio em votos de todo o país.
Em meio a aplausos dos presentes nos festejos, o presidente destacou a importância que tem trabalhar para o turismo na região, uma atividade que, admitiu, no princípio não era de seu agrado.
O primeiro presidente indígena da Bolívia confirmou também a passagem do Rally Dakar 2015 pelo departamento de Potosí, sobretudo pelo Salar de Uyuni, considerado um dos 10 lugares naturais mais lindos do mundo.
Também se referiu ao Cerro Rico, uma montanha vizinha à capital departamental de onde se extraíram quantidades incalculáveis de metais preciosos desde o começo da colônia e cujo cume se afunda pouco a pouco, enquanto demoram os trabalhos de restauração.
Por último, enfatizou a seriedade da demanda boliviana contra o Chile por uma saída soberana ao Oceano Pacífico e o destacado trabalho que está sendo realizado pelos ex-presidentes Eduardo Rodríguez Veltzé, embaixador perante a Corte Internacional de Haia, e Carlos Mesa, delegado nacional e internacional da referida solicitação.
Fonte: Prensa Latina