Apec termina com aprovação de proposta para integração

O Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) terminou nesta terça-feira (11), em Pequim. No encontro, líderes da Ásia e do Pacífico, entre os quais os presidentes dos Estados Unidos, da China e da Rússia, decidiram "aprofundar a integração econômica" da região e iniciar conversações para transformá-la em uma zona de comércio livre.

Apec

Na coletiva de imprensa, o presidente chinês, Xi Jinping, destacou o intercâmbio e a discussão dos líderes dos países-membros da entidade quanto à promoção da integração econômica regional, o incentivo à inovação, reforma e crescimento econômico, bem como o reforço da construção de infraestruturas e interconexão. O presidente chinês afirmou que os líderes alcançaram consensos significativos nas áreas de cooperação.

"Todos concordamos que a integração econômica é o motor para um duradouro e forte crescimento da Ásia-Pacífico", disse o presidente chinês.

Xi Jinping informou ainda que foram aprovados dois documentos importantes na reunião, um nomeado "Programa de Pequim: declaração dos líderes da Apec para a construção de uma Ásia-Pacífico integrada, inovadora e interconectada" e o outro documento intitulado "Construção da Parceria da Ásia-Pacífico Voltada para o Futuro".

O presidente chinês salientou que os documentos esclarecem a direção e as metas do desenvolvimento da região.

A cúpula reuniu durante dois dias, em Pequim, líderes de 21 países do Anel do Pacifico, área que se estende da Austrália ao Vietnã, e que inclui as três maiores economias do planeta (Estados Unidos, China e Japão).

"Entramos numa nova fase histórica", disse o presidente chinês sobre o futuro da Apec, um fórum de diálogo e cooperação criado em 1989 cujos membros representam 57% do Produto Interno Bruto mundial.

Da redação do Vermelho,
com informações da Agência Brasil e da Rádio China Internacional