Barão de Itararé de SP renova a sua coordenação

Qualquer um que participa das reuniões do Barão de Itararé de São Paulo é convidado para participar da coordenação do Centro de Estudos. A intenção é que qualquer pessoa que se responsabiliza por uma tarefa seja também coordenador.

- Maria Cláudia

Sem deixar de ter a horizontalidade como um de seus eixos, o Barão de Itararé renovou o seu núcleo organizativo e indicou responsáveis de áreas fundamentais para intervir com mais qualidade na luta pela democratização da comunicação.

A principal causa de elevar o patamar de organização é a atual fase da luta pela democratização da comunicação. “A eleição e a presidenta Dilma colocaram na pauta a discussão sobre a regulação dos meios de comunicação, por isso é preciso o Barão estar mais organizado e responder à altura desse novo momento político”, cita o documento da reunião.

Além de horizontalidade, o núcleo também debateu a necessidade te atuar com unidade, amplitude, transparência, combatividade, coesão, radicalidade e organização para balizar a ação da entidade de forma tática e estratégica.

Embora seja ainda novo, pois não tem ao menos dois anos de vida, o Barão cresceu e tem participado de frentes de luta essenciais, como o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – FNDC São Paulo.

A entidade também promoveu importantes debates sobre a comunicação na América do Sul, a Reforma Política e da Comunicação, Marco Civil da Internet, entre outros.

A Comunicação Colaborativa também foi alvo de uma oficina específica com atividades práticas de diagramação, vídeo, jornalismo e fotografia que reuniu diversos ativistas de diferentes movimentos.

No período eleitoral o Barão promoveu panfletagens e publicou uma nota pública em que deixava claro o apoio à presidenta Dilma Rousseff como caminho viável para fazer a reforma da comunicação e, consequentemente, aprofundar a democracia no Brasil.

Todas as coordenações terão grupos temáticos e serão abertas à participação. Veja como ficou a coordenação do Barão de Itararé de São Paulo:

Coordenação- geral: Ana Flávia Marx

Coordenação de movimentos sociais: Cláudia Rocha e Célia Medina

Coordenação de formação –
GT Mulheres e Mídia – Érica Aragão

Coordenação de Comunicação
– Maria Cláudia Oliveira e Adriana Ferreira

Coordenação de Juventude: Larissa Gould

Coordenação de Políticas Públicas: Diego Sartorato e Gilda Azevedo

Coordenação de Participação social: Ana Flávia Marx

Coordenação Estudos América Latina – ComunicaSul – Thiago Cassis

Fonte: Barão de Itararé de São Paulo