Nações Unidas felicitam Brazavile por acabar com epidemia de ebola
O coordenador humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Moustapha Soumaré, saudou nesta terça-feira (18) o fim da epidemia de ebola na República Democrática do Congo (RDC).
Publicado 18/11/2014 14:00

Soumaré felicitou autoridades da RDC pela sua resposta rápida e coordenada, apesar dos desafios logísticos enormes, e enaltecendo a bravura das equipas de socorros, em particular os oito agentes de saúde falecidos nos primeiros dias da epidemia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 66 casos do vírus de ebola foram registados na RDC, incluindo trabalhadores de saúde.
A OMS sublinha que houve, no total, 49 mortos antes de as autoridades deste país da África Central terem declarado o fim da patologia, que, segundo esta instituição, não tem a ver com a epidemia de ebola que impera na África Ocidental.
Por outro lado, a Missão das Nações Unidas para uma Resposta de Emergência ao Vírus de ebola (UNMEER) deplorou a morte de Marcel Rudasingwa, gestor desta crise na Guiné Conakry por conta da sua entidade.
Cidadão ruandês, Rudasingwa morreu brutalmente de causa natural, segundo o chefe da Missão da ONU, Anthony Banbury.
Em tão pouco tempo, Rudasingwa desempenhou um papel essencial na resposta da organização e da comunidade internacional à crise de ebola na Guiné Conakry.
Fonte: Panapress