Evaldo Lima afirma que PCdoB foi fundamental para reeleição de Dilma

O vereador Evaldo Lima levou ao destaque, em sessão na Câmara Municipal de Fortaleza da última quarta-feira (19/11), o compromisso do PCdoB com o projeto nacional do novo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT). Representante do Partido na Casa do Povo, o parlamentar reafirmou o papel ativo comunista no desenvolvimento e realização de uma reforma política, mediante a continuidade do trabalho com execução em curso há 12 anos.

No último final de semana, o PCdoB realizou reunião de seu Comitê Central. O evento definiu a resolução política "PCdoB com Dilma para fazer avançar reformas estruturais", cujos principais pontos são a formação da base de sustentação política do novo governo, a retomada do crescimento econômico e a realização das reformas estruturais democráticas impulsionadas pela mobilização do povo.

"Numa disputa acirrada e polarizada, a presidenta Dilma Rousseff conquistou, em 26 de outubro de 2014, um novo mandato que consagra a emblemática marca de quatro vitórias consecutivas do povo. O PCdoB, que participou ativamente dessa jornada e teve um papel fundamental para sua vitória, reafirma o engajamento pelo êxito do novo governo", destacou Evaldo Lima. O líder do governo na Câmara Municipal lembrou ainda a importância de mais uma derrota das "forças conservadoras", representadas no último pleito por Aécio Neves (PSDB), na história do país.

Para o PCdoB, a reeleição de Dilma significa a continuidade de um ciclo progressista iniciado em 2002, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Ciclo este com longevidade inédita desde o fim da ditadura militar brasileira. "A vitória de Dilma também é relevante para as forças democráticas e patrióticas do mundo, em especial da América Latina, que lutam por uma nova ordem mundial de paz, de cooperação entre as nações e que assegure aos países o direito à soberania e ao desenvolvimento", afirmou Evaldo.

Nas eleições de 2014, o Partido Comunista do Brasil se mostrou uma das forças construtoras da vitória do atual modelo gestor da República. Pela primeira vez, o Partido elegeu um Governador de Estado, Flávio Dino (Maranhão). No Rio Grande do Norte, assumirá o vice-governador Fábio Dantas. O PCdoB ainda elegeu 10 deputados federais em nove estados e 25 deputados estaduais em 16 estados.

Em avaliação da cúpula do partido, o PCdoB avalia que a esquerda enfrentou neste ano um intenso ataque sob a bandeira do antipetismo, promovido por uma campanha polarizada ao extremo, e por isso diminuiu sua bancada de deputados federais em comparação a outras eleições. De 2010 para cá, por exemplo, o PT perdeu 18, o PCdoB cinco e o PDT nove cadeiras.

Segundo Evaldo Lima, o desafio dos próximos quatro anos também é o de reforçar as políticas públicas e aproximar cada vez mais o Governo dos apelos e anseios populares. "O que o PCdoB pede ao mandato renovado é uma base de sustentação política progressista e que se desenvolva sobre uma inflexão no campo popular", disse.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)