Evaldo Lima pede o fim do ódio aos nordestinos

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Fortaleza, na última terça-feira (28), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) lamentou o ódio proferido contra o Nordeste, principalmente através das redes sociais, após o pleito eleitoral do último domingo (26). Para o parlamentar, a desinformação e a intolerância diante da reeleição da presidenta Dilma Rousseff despertaram o preconceito ainda enraizado em outras regiões do Brasil.

Evaldo Lima

"Essas manifestações de ódio contra os nordestinos são daqueles que não reconhecem que a cultura nordestina, com Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, e tantos outros nomes, é patrimônio de muito orgulho para a nação brasileira", argumentou o líder do prefeito na Câmara Municipal de Fortaleza, lembrando de que essa hostilidade vinda do Sul e do Sudeste é o que há de mais retrógrado na sociedade brasileira.

Evaldo Lima rebateu ainda a falsa noção de que a reeleição de Dilma foi viabilizada somente por conta dos votos nordestinos. Em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, a petista acumulou mais votos do que seu opositor tucano Aécio Neves. No Nordeste, Dilma recebeu 20,2 milhões votos (37% do total). No Sudeste, foram 19,9 milhões (36,5% dos votos), número também expressivo.

Durante o seu pronunciamento, vereador do PCdoB descartou a existência de uma divisão política bem definida no Brasil. Escalas e pesquisas mostram que a presidenta da República prevaleceu com equilíbrio geográfico nas eleições de 2014. "O que peço nessa discussão é que se tenha menos ódio destinado ao nosso Nordeste", declarou Evaldo.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)