IFCE: Pesquisa gera opção sustentável para pecuária

Trabalhos de pesquisa desenvolvidos no campus de Crateús do IFCE apresentam uma opção sustentável de produção de alimento para os animais ruminantes. A matéria-prima é a palma forrageira adubada e irrigada com água de reuso no sertão. Os primeiros resultados foram apresentados no XI Congresso Nordestino de Produção Animal, que aconteceu de 11 a 14 de novembro, na Bahia.

A pesquisa vem sendo desenvolvida pela equipe do campus de Crateús desde setembro de 2014, na Unidade Experimental Junco-Água Branca. Os trabalhos, coordenados pelo professor Marcus Góes, com a participação de alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia.

Também contam com financiamento da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap) e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, por meio do Edital Proinfra 2013.

Das vantagens do trabalho, o professor destaca o aproveitamento de uma água imprópria para o consumo humano, mas perfeitamente viável para irrigação por gotejamento na produção de palma forrageira. Observa, especialmente, “o potencial produtivo dessa cactácea, que, com apenas 10 meses após o plantio, apresentou uma produção média de 55 toneladas de massa verde de forragem por hectare”.

O Congresso Nordestino de Produção Animal é um evento técnico-científico no qual são apresentados os mais recentes avanços e pesquisas na produção animal brasileira e mundial, por meio de “pôsters”, simpósios e exposições de produtos, serviços e equipamentos.

Fonte: IFCE