Lula Morais comenta divulgação de pesquisa que indica melhoria do IDH

Em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (26/11, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) analisou a pesquisa do Atlas do Desenvolvimento Brasileiro, divulgado na última terça-feira (25), em Brasília. O exame é fruto de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, tendo como base os Censos Demográficos de 2000 e 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). As regiões metropolitanas brasileiras melhoraram nos itens citados, comentou o deputado.

Lula explicou que, apesar da melhora nos níveis de desenvolvimento humano em todo o País, é possível notar níveis significativos de desigualdade intrametropolitana. “Em Fortaleza, por exemplo, o IDHM do bairro Aldeota, que lidera o ranking, é de 0,945 (muito alto), enquanto o do Conjunto Palmeiras, que apresentou pior índice, é de 0,567 (baixo). Essa disparidade fica evidente também quando avalia-se o quanto cada pessoa ganha. Há bairros com renda per capta média mensal de R$ 4.958,00, enquanto em outros, não chega a R$ 187,00”, item considerado inadmissível pelo deputado.

De acordo com a pesquisa, dos três indicadores analisados, o mais significativo foi a educação, que apresentou maior crescimento no período de dez anos (37,7%), seguido da longevidade (9,5%) e renda (7,9%). "Esses dados confirmam que as políticas de educação para o Brasil foram positivas, agregadoras de valor. Demonstra também que, ao contrário dos pessimistas do nosso país, podemos olhar para frente de forma otimista. A ciência mostra que o Brasil avança e a população melhora", finalizou Lula Morais.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)