Síria e ONU impulsionam ajuda a mulheres e crianças

O governo sírio e as Nações Unidas assinaram um acordo para criar uma unidade especializada na proteção de mulheres e crianças, setores muito golpeados pela guerra que afeta ao país, afirmaram nesta terça-feira (2) emissoras de TV do país.

Mulheres sírias

A ministra de Assuntos Sociais, Kinda al Shammat, e o chefe da missão na Síria do Alto Comissário da ONU, Tarek al Kurdi, rubricaram o documento.

“Este novo organismo impulsionará diversos programas e atividades para ajudar às mulheres e aos menores”, comentou a servidora síria.

“Intensificaremos os trabalhos para proteger a essas pessoas, vítimas de numerosos abusos cometidos pelos grupos terroristas presentes no país”, sublinhou.

Por sua vez, al Kurdi estimou que a nova unidade contribuirá a aliviar o sofrimento das mulheres e das crianças.

Dias atrás, al Shammat denunciou os crimes das organizações armadas e exortou a intensificar o trabalho para ajudar aos sírios mais desprotegidos pela conflagração, que desde seu início em março de 2011 tem causado mais de 200 mil mortos.

“Temos que pôr fim à estratégia dos radicais que incluem o recrutamento de menores, o tráfico de pessoas e as violações contra mulheres”, disse.

Também o vice-chanceler Faisal al Mekdad condenou recentemente os ataques dos grupos armados contra a infância neste país.

“A destruição de escolas e hospitais, a deslocação forçada, a exploração sexual e a má nutrição são alguns dos males que enfrenta a infância na Síria pelo terror da guerra, em especial nas zonas controladas pelas formações islamistas”.

Fonte: Prensa Latina