Morales participará da reunião da Unasul e da cúpula climática no Peru

O presidente da Bolívia, Evo Morales, participará nesta semana na cimeira da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e no dia 9 da conferência climática que acontece no Peru, confirmou nesta quarta-feira (3) o chanceler, David Choquehuanca.

Evo Morales: "A estratégia do imperialismo é criar conflitos" - AVN

Segundo o ministro de Relações Exteriores, o presidente viajará ao Equador para participar da reunião de chefes de Estado do bloco regional que se realizará na sexta-feira (5).

Morales também estará presente na inauguração da sede da Unasul em Quito, nesse mesmo dia.

Choquehuanca informou que na próxima terça-feira (9) o governante intervirá no segmento de alto nível da vigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Cop 20) de Lima, na qual se adotarão as decisões finais do foro antes da assinatura de um acordo multilateral no final de 2015 em Paris.

O presidente boliviano enfatizará a responsabilidade dos Estados para diminuir os efeitos desse fenômeno. A delegação do país andino presente ao encontro levou duas propostas para reduzir as emissões de carbono e evitar o aquecimento global.

Uma delas se refere ao estabelecimento de um índice de distribuição de obrigações das emissões, que medirá a responsabilidade histórica, o nível de desenvolvimento sustentável, a impressão ecológica e a capacidade tecnológica e financeira de cada país.

A outra iniciativa propõe criar um mecanismo de mitigação e adaptação para gerenciar de forma integral as florestas.

Fonte: Prensa Latina