Cresce produção de automóveis elétricos na China em novembro

Os fabricantes chineses de automóveis produziram em novembro 10 vezes mais veículos que funcionam com energia nova em comparação ao mesmo mês de 2013, graças à intensa promoção do governo.

Carro elétrico e6 da BYD

Os fabricantes produziram no mês passado 9.728 veículos ecológicos, informou na quarta-feira (3) o Ministério da Indústria e Informatização em um comunicado.

Durante os primeiros 11 meses do ano, a produção total quintuplicou a mais de 56,7 mil unidades. Os veículos fabricados incluem os completamente elétricos e os elétricos híbridos.

A produção total de automóveis de passageiro totalmente elétricos cresceu nos primeiros 11 meses cerca de 700% em relação ao ano anterior para 25,8 mil unidades, e a de veículos híhridos de passageiro saltou 25 vezes, a 13,6 mil unidades.

A produção de automóveis elétricos e de veículos comerciais híbridos aumentou anualmente 188% e 245%, respectivamente, segundo o comunicado.

A intensa promoção feita pelo governo põe em circulação na China cada vez mais automóveis de energias novas, como parte dos esforços do país para economizar energia e combater a poluição.

O governo chinês adotou diversas medidas, incluindo a isenção de impostos, subsídios para a compra de automóveis e requisitos para que os órgãos de governo adquiram automóveis ecológicos.

No mês passado, o Ministério das Finanças da China anunciou novas medidas incentivas para promover a construção de instalações de recarga de eletricidade nas cidades para os novos veículos elétricos.

Em julho de 2014, o governo anunciou que os automóveis que usam nova energia estarão isentos de um imposto de 10% sobre a compras desde 1º de setembro 2014 ao fim de 2017.

No entanto, a versão elétrica só representa uma pequena parte da produção total de automóveis na China.

Nos primeiros dez meses, a indústria do país produziu um total de 19,27 milhões de veículos, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores.

Fonte: Xinhua