Pré-bienais aquecem os estudantes para a 9ª Bienal da UNE

Os estudantes já estão se preparando para a 9ª Bienal da UNE. A maior mostra estudantil de arte e cultura da América Latina acontecerá entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015 no Rio de janeiro.

Bienal da UNE - UNE

O tema desta edição será “#VozesdoBrasil” e faz um convite à reflexão sobre a linguagem no Brasil. São esperados mais de 10 mil estudantes de todas as partes do país para celebrar a diversidade cultural produzida dentro e fora das universidades brasileiras.

Para entrar no clima, os estudantes estão organizando pré-bienais em todos os estados brasileiros. “As pré-bienais mobilizam os estudantes para debater cultura nas universidades e sua transversalidade com a educação. É o momento de divulgar a 9.ª Bienal da UNE como a oportunidade de colocar o nosso conhecimento e a produção cultural estudantil a mostra, a serviço do nosso país, além de ser um modo de conhecer melhor o Brasil”, destacou a presidenta da União Estadual de Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Tayná Paolino.

No Rio de Janeiro umas das três maiores universidades do Estado já se organizaram. De acordo com Tayná, a UEE, junto com as universidades, está programando para as pré-bienais atividades culturais que dialogam com a realidade da cidade como, por exemplo, as rodas de rimas.
Nesta quinta-feira (4) o “aquecimento” é na Universidade Federal Fluminense, ás 17 horas. No mesmo dia tem evento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Letras.

No planalto central, na Universidade de Brasília (UnB), a Pré-Bienal acontece no sábado (6) das12 horas às 19 horas na Praça Chico Mendes. O evento promete muita música e animação.

Na Universidade Federal do Mato Grosso, o Campus de Cuiabá vai ser ocupado no dia 12 de dezembro com programação a partir das 8 horas no RU, no DCE e no Centro Cultural. Os estudantes também farão uma homenagem ao eterno Manoel de Barros, escritor mato-grossense que morreu em novembro.

Confira a programação das pré-bienais no site oficial na UNE.

Fonte: UNE