PCR premia escolas do Programa Educar para uma Cidade Sustentável

 Na última quinta-feira (4 de dezembro), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou o encerramento do Programa Educar para uma Cidade Sustentável.

O evento – realizado no Forte do Brum, Bairro do Recife – foi marcado pela premiação das escolas e professores que se destacaram no desenvolvimento da iniciativa durante o ano de 2014, e contou com uma apresentação especial da Turma do Mangue e Tal, ícone da campanha educativa.

Três unidades da rede de ensino municipal foram premiadas, resultado dos seus projetos apresentados durante o ano letivo de 2014: as escolas Engenheiro Umberto Gondim, no Pina; General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro e Virgem Poderosa, na Jaqueira. Cada uma recebeu R$ 1.500 para ser investido na compra de livros. Dez representantes das instituições de ensino também ganharam uma visita à cidade de Bonito, município do interior pernambucano conhecido pelo seu patrimônio natural.

Durante solenidade de premiação, a secretária de Meio Ambiente, Cida Pedrosa, destacou os avanços alcançados pelo Programa Educar Para uma Cidade Sustentável, que hoje abrange 74 centros educacionais da cidade. “Cada escola já fazia alguma coisa na área de educação ambiental. Mas, a diferença é que agora se trabalha de forma sistêmica, junto com o órgão ambiental do município e com um bom material didático, que inclui clip, folder, jogos e outros. Este ano, fizemos muito e vamos ampliar mais nossas ações no próximo ano”, afirmou Cida, frisando a parceria de sucesso com a Secretaria de Educação.

Concebido pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), o programa foi lançado no início do ano letivo, visando estimular professores e alunos a realizarem, ao longo de 2014, projetos abordando temas como biodiversidade, água, verde urbano, tratamento e separação dos resíduos sólidos. Para isso, os educadores contaram com um amplo material didático e atividades de extensão.

Fonte: http://meioambienterecife.wordpress.com