Unicamp: Nada será como antes

  Aconteceu na UNICAMP, de 2 a 5 a eleição para o DCE da Universidade. A chapa “Nada será como antes”, venceu com 1586 votos. Em segundo lugar ficou a chapa “Não baixe a guarda”, com 1.127, seguido da chapa “Há quem sambe diferente” com 564 votos. 

unicamp
Em último lugar ficou a chapa “Aos que têm nada, tudo” com 343 votos. A Universidade paulista conta com aproximadamente 30 mil estudantes e é uma das principais públicas do país.

Para o coordenador da chapa, “Nada será como antes”, Cristovan Grazina, a vitória representa a devolução do DCE para os estudantes, segundo ele “a organização ficou marcada pelo seu distanciamento dos universitários, pelo aparelhamento da entidade, e por não estar em sintonia com as reivindicações da totalidade dos estudantes.”. O coodenador acredita que o resultado da eleição foi uma resposta a essa situação. Segundo ele “após a divulgação dos resultados, podíamos sentir um clima de esperança entre os ‘unicampers’, que nos cumprimentavam pelos campi, nos desejando boa sorte na gestão. Foi uma vitória, acima de tudo, da Unicamp!”.

Sobre os principais pontos da próxima gestão, Grazina coloca que “marcar posição pela gratuidade do ensino público superior nas públicas do Estado de São Paulo, além de nos posicionarmos no sentido de construirmos uma Unicamp que, de fato, cumpra seu papel social e não que se volte prioritariamente ao mercado” será a postura que ditará o ritmo do começo da gestão.

Mas as pautas vão além, e apontam para questões deixadas de lado pela gestão anterior, “temos a obrigação de colocar em prática compromissos que assumimos com a comunidade acadêmica durante as eleições, como a interlocução com as empresas juniores, atléticas e demais organizações importantíssimas na Unicamp — desconsideradas até hoje pelo DCE —, a cobrança pela ampliação das moradias, e a criação delas nos campi de Limeira e Piracicaba, o debate sobre a questão da segurança, a criação do nosso portal na internet, a divulgação das contas do DCE para consulta online, nada será como antes!”, afirma convicto o coordenador.
Com uma postura que agrega, soma e constrói a nova formação do DCE buscará “respaldar-se de forma democrática entre os alunos”, encerra Cristovan Grazina.

Portal UJS