Seminário discute reforma agrária e segurança alimentar

Estão reunidos em Salvador, na Bahia, desde esta quarta-feira (10), centenas de gestores públicos, lideranças sindicais e acadêmicos do Brasil, Argentina, França, México e Uruguai, para o Seminário Internacional de Governança Fundiária. A proposta é debater, entre outros temas, reforma agrária e soberania alimentar.

Seminário Internacional sobre reforma agraria - Contag

Os participantes do encontro, abordaram no primeiro dia, questões que envolvem gestão responsável da propriedade e do uso da terra, capaz de promover uma reforma agrária qualificada, de maneira a garantir segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, sucessão e protagonismo de jovens e mulheres no meio rural.

O evento é a etapa conclusiva da parceria, firmada entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), que teve por objetivo promover o debate técnico-científico e político sobre os diferentes modelos de governança fundiária, e permitiu a troca de experiências e o intercâmbio das políticas de ordenamento e regularização fundiária, a partir dos modelos trazidos pelos países participantes.

Em sua fala de abertura, o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, reiterou a importância deste evento na obtenção de subsídios que permitam a formulação de propostas que visem o aprimoramento dos mecanismos de gestão da malha fundiária brasileira.

A embaixadora do México no Brasil, Beatriz Parentes, ressaltou a relevância das diretrizes voluntarias da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para a solidificação e o desenvolvimento do pequeno agricultor. "A agricultura familiar no mundo necessita de alianças sólidas com organizações comprometidas, como a FAO e o MDA, que se empenham na busca de avanços e melhorias para setor agrário e para quem nele vive", comentou.

Para o secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Xavier, o evento permite mais do que a integração de políticas e experiências. "O seminário e os demais intercâmbios dos quais participei, têm sido de fundamental importância para a elaboração de estratégias que venham resolver a questão agrária e fundiária sobre a posse da terra no Brasil, que para nós da Contag ainda é um desafio", comentou.

Do Portal Vermelho, com Contag