Herói cubano e artista plástico, a vida artística de Antonio Guerrero

Conhecidos como “os cinco cubanos”, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González passaram dezesseis anos presos injustamente nos Estados Unidos.

Exposição de Antonio Guerrero - Granma

Durante este tempo na prisão eles desenvolveram habilidades artísticas. Antonio Guerrero tomou gosto pelas artes plásticas e se tornou um excelente artista, seus quadros rodaram o mundo.

As obras de Guerrerojá foram apresentadas em diversas exposições. Vários países que defenderam a liberdade dos cinco expuseram as obras em solidariedade aos heróis cubamos.
Foi o caso do Equador que no início deste mês de dezembro inaugurou a exposição “Yo me muero como vivi”, com 15 obras de Guerrero, para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Temos que aproveitar todos os espaços possíveis para difundir a causa. Estamos em um momento crucial, em breve vão se cumprir 17 anos que eles estão presos e necessitamos aumentar os esforços para colocar fim a esta injustiça”, disse a irmã de Antonio, Maria Eugênia Guerrero na ocasião, antes da soltura dos antiterroristas nesta quarta-feira (17).


Antonio Guerrero com uma de suas obras 



Em suas obras Guerrero expressa as dificuldades sofridas pelos cinco companheiros durante os 17 meses que estiveram em “celas de castigo”, assim como as estratégias desenvolvidas por eles para superar este trauma.

Os cinco cubamos foram presos injustamente em 12 de setembro de 1998 quando estavam nos Estados Unidos para defender Cuba de atentados terroristas. René González e Fernando González foram condenados à penas menores e liberados no início deste ano, já Antonio guerrero, Gerardo Hernández e Ramon Labañino só conquistaram liberdade nesta última quarta-feira (17).

Leia também: 
Cinco charges de Gerardo Hernández, um dos cinco cubanos
Poemas do cárcere, a obra de Ramón Labañino

Do Portal Vermelho, 
Mariana Serafini, com informações da Telesur