Lula Morais destaca relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba

No primeiro expediente da sessão plenária da última terça-feira (23/12), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou o anúncio histórico da retomada das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba. Segundo Lula, a iniciativa significou a notícia de maior relevância deste século.

“Essa decisão histórica foi anunciada pelos presidentes Barack Obama e Raul Castro no dia do aniversário do Papa Francisco, que catalisou o acordo anunciado. Essa atitude pode dar início ao fim do embargo econômico que Cuba sofre há 53 anos. Sei que essa decisão passa pelo Legislativo (dos Estados Unidos), mas já é clamor de muitos anos dentro da assembléia da ONU (Organização das Nações Unidas)”, observou.

Para Lula Morais, Barack Obama teve um importante papel ao reconhecer que o isolamento imposto a Cuba não funcionou. “Ele reconheceu que estamos vivendo um novo momento e que, quem mais sofreu com isso, foi o povo cubano e não a direção daquele país”, pontuou.

Ainda de acordo com parlamentar há grandes chances de Barack Obama, Raul Castro e o Papa Francisco receberem o Prêmio Nobel da Paz.

Com relação ao Brasil, Lula Morais explicou que o país teve papel de relevância na questão. “O Brasil ganha com esse acordo e teve papel importante quando passou a abrir relações exteriores e estreitou os laços econômicos com o governo cubano. O Brasil propôs que, nessa nova conjuntura, fossem incentivados a média e pequena empresa naquele país”, disse.

Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) reconheceu a contribuição que Cuba tem dado aos demais países do mundo. Para o parlamentar, tudo o que foi negado ao povo cubano durante 50 anos deve ser recompensado. “Tiraram de 11 milhões de cubanos o direito de se desenvolver. A maioria dos países já recorreu a Cuba no setor de saúde. É um país que forma os melhores especialistas nessa área. Não podemos negar o papel de médicos cubanos em situações humanitárias e a contribuição que eles têm dado ao mundo, inclusive ao Brasil”, pontuou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa