Comandante das Farc viaja para negociar fim do conflito na Colômbia

 Neste domingo (28), o governo colombiano informou que o comandante do Bloco Sul das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Joaquín Gómez, viajou para Havana, para formar parte da subcomissão para o fim do conflito. O processo de paz acontece desde 2012, em Cuba, onde as partes negociam cinco pontos de uma agenda pré-acordada.

Joaquín Gómez - Farc - Arquivo/Telesur

Em um comunicado emitido à imprensa local, o governo colombiano precisou que o traslado foi autorizado pelo presidente Juan Manuel Santos e seguiu os protocolos estabelecidos. Gómez deve substituir Raúl Reyes e formará parte dos diálogos do quinto ponto da agenda: “o fim do conflito”.

A viagem de Gómez ocorre em um dos momentos mais importantes para o processo de paz. Recentemente as Farc declararam sua disposição em desvincular os menores de 15 anos e a retirar as minas terrestres de algumas zonas do país. Essas ações formam parte de diversos gestos de paz, que se somam ao cessar fogo unilateral, à libertação de militares e civis detidos pela guerrilha.

“Com o passo do cessar fogo unilateral e indefinido que demos, queremos deixar claro a mensagem de que não há melhor maneira de sublimar o conflito, que chegar à trégua bilateral, ao armistício como mensageiro que anuncia o fim do confronto armado”, declararam as Farc.

Com informações da Telesur