Ebola atinge 20 mil casos na África

Foram confirmados vinte mil e oitenta e um casos do vírus ebola em Serra Leoa, Libéria e Guiné, entre os doentes contaminados, 7.842 morreram. Serra Leoa é o país com a situação mais grave, com 9.409 casos, entre eles, 2.732 mortes. O país suspendeu todas as atividades comemorativas do Natal e do ano novo, devido à preocupação da disseminação do vírus.

Ebola

A epidemia na Libéria vem registrando uma queda ao longo do último mês. Até ao momento, há 7.977 casos detectados no país, entre eles, 3.413 mortes.

Além desses três países da África do Oeste, foram registrados também casos de contaminação em Mali, Estados Unidos e Nigéria.

Escócia

O governo da Escócia confirmou nesta segunda-feira (29/12) um caso de ebola na cidade de Glasgow após a chegada de uma profissional da saúde proveniente de Serra Leoa, um dos principais focos da epidemia na África Ocidental. No Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que está trabalhando com sua homóloga escocesa, Nicola Sturgeon, “para garantir que tudo o que for possível será feito para auxiliar a paciente com ebola e proteger a saúde pública”.

Sem identidade ainda revelada, a paciente infectada chegou na noite de domingo (28) a Glasgow, após desembarcar do voo BA 1478, da companhia British Airways, que fez escalas em Casablanca (Marrocos) e Londres. 

De acordo com o governo escocês, a doente está isolada e sob observação na unidade de doenças contagiosas do hospital Gartnavel. Segundo a mídia local, autoridades estão agora tentando rastrear e entrar em contato com pelo menos 71 outros passageiros que estavam no mesmo avião que ela.

Fonte: Opera Mundi e Rádio China Internacional