Um promissor 2015 para o Vietnã 

Vietnã vislumbra um novo ano de promissoras expectativas econômicas, após os notáveis resultados no ano que encerrou, entre os quais se destacam um crescimento final de 5,9% e um mercado financeiro e monetário mais estável.

Vietnã

Com estes e outros indicadores à vista, o chefe do departamento de assuntos econômicos do Comitê Central do Partido Comunista, Vuong Dinh Hue, fundamenta otimistas prognósticos.

Outorga especial importância à conclusão das negociações para um tratado de livre comércio (TLC) com a União Alfandegária da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão e processo similar com a Coreia do Sul.

A seu julgamento, as assinaturas destes próximos acordos representam um importante motor para o desenvolvimento nacional e a integração global do país.

Também destaca que em 2015 entrarão em vigor diversas leis vinculadas com o comércio e o meio investidor, contribuindo para aperfeiçoar o estatuto de economia de mercado e a elevar a competitividade nacional.

No entanto, advertiu em declarações à agência VNA que persistirão obstáculos como a débil recuperação da demanda interna e dificuldades na produção e alto nível de dívidas públicas e incobráveis.

Sustentou que deve ser definido o novo modelo de expansão econômica, baseada em dados reais de produtividade, qualidade e rendimento, sem depender tanto da força de trabalho barata em lugar das inovações tecnológicas, nem do investimento e exportações.

Até meados de dezembro de 2014 Vietnã captou um total de 20.220 bilhões de dólares em investimentos, excedendo em 19% o plano traçado no início desse ano, com a Coreia do Sul como sua primeira fonte, seguido por Hong Kong, Singapura e Japão.

Pela primeira vez este país consegue um superávit em sua balança comercial próximo de 2 bilhões de dólares, graças a exportações avaliadas em 150 bilhões de seus rubros provindas de confecções e têxteis, calçado, telefonia, agricultura e aquicultura.

Ao concluir 2014 acolheu 7 milhões e 870 mil turistas estrangeiros, para um aumento de 10% em comparação com o período anterior.

Em sua mensagem pelo fim de ano, o presidente da nação Truong Tan Sang destacou o desenvolvimento sustentável como uma opção estratégica para não ficar para trás na era da globalização e o Vietnã apropriar-se de seu próprio destino.

Fonte: Prensa Latina