Colômbia: diálogo entre governo e Farc será retomado dia 26 de janeiro

Os ciclos de negociação entre representantes governamentais e das Farc-EP serão retomados no próximo dia 26 de janeiro em Havana, como parte de uma agenda concebida para pôr fim ao conflito colombiano.

farc-ep simbolo - Reprodução

Fontes do Escritório do Alto Comissariado para a Paz, confirmaram, nesta segunda-feira (12), que previamente ao reinicio das conversas formais entre a equipe da administração de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), se desenvolverão sessões preparatórias, previstas a partir do dia 18.

Depois de conseguir acordos nos temas de reforma agrária integral, participação política e drogas ilícitas, ambas partes beligerantes debaterão agora os pontos referentes à justiça transicional, fim do conflito, deposição das armas, desmobilização e reintegração à sociedade dos guerrilheiros, considerados os mais complexos e decisivos.

Desde 2012 ambos grupos dialogam na capital cubana para acabar com a guerra na nação andina, a qual ocasionou a morte de pelo menos 230 mil colombianos durante mais de 50 anos, revelaram relatórios oficiais.

O registro geral de vítimas abarca mais de 6,8 milhões de cidadãos.

Em decorrência da semana anterior, o presidente Santos convocou o Exército de Libertação Nacional (ELN), outro dos movimentos insurgentes ativos no país, a dialogar em uma mesa de acordo similar à estabelecida com as Farc-EP e com os mesmos fins.

Tal petição foi aceita pelos líderes do ELN ainda que desconheçam os detalhes de tais encontros, precedidos por aproximações exploratórias.

A fim de minimizar a vitimização da população civil, as Farc-EP decretaram um cessar-fogo unilateral e por tempo indefinido desde o último dia 20 de dezembro, não obstante a negativa da Casa de Nariño para apoiar tal iniciativa com ações recíprocas como a suspensão das operações do exército contra os acampamentos da insurgência.

Fonte: Prensa Latina