Reunião do Fórum Parlamentar Ásia-Pacífico termina no Equador

O Fórum Parlamentar Ásia-Pacífico concluirá as atividades, nesta quarta-feira (14), em Quito, capital equatoriana, com a adoção das resoluções analisadas durante os três dias de debates, e a assinatura de uma declaração conjunta.

ricardo patiño equador - Reprodução

Os debates do Fórum se centraram em política e segurança, cooperação regional, a situação internacional atual e os desafios da instituição criada em 1993 pelo ex-primeiro- ministro japonês Yasuhiro Nakasone.

O fortalecimento da paz, a ciberespionagem, e a necessidade de se adotar novos enfoques para prevenir e combater o crime organizado multinacional e o terrorismo também foram abordados pelos oradores.

Eles coincidiram em sua maioria em realçar a importância de fortalecer o multilateralismo frente as pretensões hegemônicas de algumas potências.

“O Pacífico será a zona econômica mais importante do mundo em termos econômicos e comerciais na próxima década”, disse o chanceler equatoriano Ricardo Patiño, em uma conferência magistral que ditou para os 240 parlamentares participantes.

De acordo com o representante do governo, esse papel preponderante está comprovado pelo fato de que na região vive quase a metade da população do mundo, e se realiza 57% do comércio do planeta.

O Fórum Parlamentar Ásia-Pacífico tem como principal missão propiciar que os legisladores dos países membros identifiquem e analisem temas de interesse comum, para fomentar a cooperação e a estabilidade regionais.

Outro de seus objetivos é proporcionar assistência ao investimento e ao comércio, impulsionar o intercâmbio em matéria de educação, cultura, bem como colaboração meio ambiental, e fazer frente ao crime transfronteiriço e ao terrorismo.

Fonte: Prensa Latina