Estoril recebe 1º Grito de Carnaval com Exposição e Baile de Máscaras

A tradição e história carnavalesca de Fortaleza marcam o início das festividades no ano de 2015. Nesta sexta-feira, 16, primeiro dia oficial do Ciclo Carnavalesco, o Estoril recebe o primeiro grito de Carnaval, com a abertura da exposição “Outros Carnavais” na galeria Mario Baratta, às 18 horas, seguida de Baile de Máscaras, às 20 horas.

Com curadoria do jornalista, historiador e pesquisador Nirez, a exposição “Outros Carnavais” reúne cerca de 60 fotos e canções de carnavais de rua de Fortaleza a partir da década de 1940, que retratam as festas, a moda, os costumes e as alegrias dos foliões através dos tempos. Lugares como a Praça do Ferreira, Avenida Duque de Caxias, além de outros pontos tradicionais da cidade aparecem como ponto de encontro dos brincantes.

“A exposição é importante para mostrar para a mocidade atual qual era o tipo de carnaval de décadas passadas, pois muitas características se perderam. O público que viveu essa época vai relembrar os blocos de rua, os foliões, toda a festa. E o jovens, que não vivenciaram, poderão conhecer esses tempos áureos do Carnaval fortalezense.”, convida Nirez. A exposição ainda conta com canções que marcaram época no Carnaval de Fortaleza, escritas por compositores cearenses ou interpretadas por músicos do Estado.

Após abertura da exposição, a festa que celebra a história carnavalesca de Fortaleza continuará, a partir das 20 horas, como Baile de Máscaras, que terá como anfitrião Nirez. Sob o comando do DJ Matheus Salvany e da Banda Classe A, o público irá curtir as melhores canções do Carnaval de Fortaleza com versões especiais e muita animação, além de dar boas-vindas a época mais festiva do ano.

“Hoje em dia as músicas que fazem sucesso no carnaval são comuns, não possuem mais o estilo próprio da festa. Quem for ao baile terá a oportunidade de curtir as canções tradicionais do carnaval da cidade de Fortaleza.”, acrescenta Nirez.

A exposição “Outros Carnavais” ficará aberta de 16 de janeiro até 1º de março, na Galeria Mario Baratta, inclusive durante o Carnaval.

Serviço

1º Grito de Carnaval – Abertura da exposição “Outros Carnavais” e Baile de Máscaras no Estoril

Quando: Sexta-feira (16), a partir das 18h (Abertura da exposição) e 20h (Baile de máscaras)
Onde: Estoril (Rua do Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Programação Gratuita

Fonte: Secultfor