Volkswagen recua, suspende demissões e metalúrgicos encerram greve

Em assembleia, os 13 mil metalúrgicos da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) decidiram encerrar, nesta sexta-feira (16), a greve iniciada há dez dias. Com a pressão dos trabalhadores, a multinacional automotiva recuou e irá readmitir os 800 funcionários.

metalúrgicos do ABC fim da greve - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

A categoria, que volta ao trabalho na segunda (19), também aprovou acordo que garante reajuste no salário em 2015 de acordo com o índice de inflação.

Depois de oito dias de paralisação e manifestação que reuniu cerca de 20 mil trabalhadores de diversas montadoras na Via Anchieta, em São Paulo, a Volkswagen decidiu sentar para negociar. Além da pressão da greve, a categoria contou com o apoio das centrais sindicais que atuaram de forma unificada repudiando as demissões, o que fortaleceu a pressão do sindicato.

Leia também:
Pressão da greve faz Volks retomar negociações com trabalhadores
Sem redução do IPI, montadoras mostram suas garras: Volks demite 800
Desde 2008, BNDES emprestou R$ 45,6 bilhões ao setor automotivo
O presidente da entidade, Rafael Marques, também foi a Brasília, onde se encontrou com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto. Ele entregou uma pauta aprovada pelos metalúrgicos, que inclui a criação do programa de renovação da frota de caminhões e incentivos ao crédito. Marques também pediu a mediação dos governos federal e estadual contra as demissões.
A greve na Volks foi iniciada no último dia 6, data de retorno dos trabalhadores das férias coletivas, em protesto contra as demissões. Os 800 trabalhadores demitidos souberam da decisão da montadora por meio de telegramas recebidos às vésperas do final do ano passado. A correspondência, que começou a ser enviada em 30 de dezembro, orientava os trabalhadores a não retornarem aos seus postos de trabalho após o fim das férias.

Da Redação
Com informações de agências