Partidos do Sul da Europa debaterão alternativas à União Europeia

Partidos de esquerda preparam um Fórum do Sul da Europa nos dias 23 e 24 de janeiro em Barcelona, Espanha, inspirado na experiência de união do Fórum de São Paulo, confirmaram fontes próximas ao encontro.

Euro - Reprodução

A reunião analisará opções de saída social da crise a partir de três eixos básicos: economia, democracia e desenvolvimento social e ecológico, segundo progressos da agenda provisória.

O primeiro aspecto abordará a dívida, os cortes, a economia a serviço das pessoas e como proteger o meio ambiente; o segundo incluirá direitos humanos e imigração; e um terceiro versará sobre um modelo para o desenvolvimento social e ecológico.

O jornal espanhol Mundo Operário, por sua vez, informou que o secretário geral do Partido Comunista da Espanha (PCE), José Luis Centella, apresentou a agenda do Fórum do Sul na reunião de presidentes dos partidos do Partido da Esquerda Europeia (PEE) no fim de semana passado em Berlim.

Centella explicou, segundo a fonte, que o encontro busca apontar propostas do Sul frente à intenção de construir uma União Europeia com um centro dominante e uma periferia submetida.

A reunião de Barcelona abordará a crise do sul da Europa em um espaço aberto às forças localizadas à esquerda da social-democracia na confrontação com as políticas da troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco central Europeu).

Fonte: Prensa Latina