Celac: Países discutem prazo para erradicar a pobreza na AL

O ministro das Relações Exteriores da Costa Rica, Manuel Gonzáles, reiterou diante de mais de 200 voluntários, a maioria estudantes universitários, que participam na 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que o encontro dos 33 chefes de Estado irá definir prazos para erradicar a pobreza extrema na região. 

Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas" - Divulgação

Segundo o diplomata, uma das propostas para a 3ª Cúpula da Celac – que acontece nesta semana em San José – é que se fixe um prazo de cinco anos para reduzir a pobreza pela metade.
O tema central da Cúpula é “Construindo juntos e para além da pobreza”, mas serão debatidos outros 21 temas.

Gonzáles disse que “devemos contar com objetivos quantificáveis. Da mesma forma para temas como o acesso à educação e o desenvolvimento da ciência e tecnologia”.

O chanceler afirmou que “o combate à pobreza constitui um dos eixos principais do governo costarriquenho, junto ao desenvolvimento econômico, através da criação de empregos de qualidade e da luta contra a corrupção, a favor da transparência”.

"O presidente Luis Guillermo Solis está convencido de que a corrupção e ineficiência nos gastos do governo são um obstáculo para combater eficazmente a pobreza. Faz parte da abordagem que se quer dar para a discussão. Temos de alcançar uma maior transparência e um combate mais eficaz contra a pobreza para que os recursos não sejam deixados pelo caminho e também é preciso ser eficiente nos gastos públicos", disse.

Fonte: Granma